quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Redigir: relações entre frases

Eis alguns conetores básicos que nos podem ajudar a construir textos.
Estão dispostos pelo tipo de significado que acarretam:

Adicionam: E, ALÉM DISSO, POR UM LADO.... POR OUTRO,

Certeza: CERTAMENTE, É EVIDENTE QUE, DE FACTO,

Concluem: EM CONCLUSÃO, PORTANTO, ENFIM, AFINAL,

Duvidam: TALVEZ, É PROVÁVEL, SE CALHAR,

Expressam a causa: PORQUE, POR CAUSA DE, JÁ QUE,

Expressam a consequência: POR TUDO ISTO, DE TAL MODO QUE, ASSIM

Expressam a finalidade: PARA ISTO, DE MODO A, COM O OBJETIVO DE,

Chamam a atenção: NOTE-SE QUE, ATENTE-SE QUE

Enfatizam, ampliam: EFETIVAMENTE, COM EFEITO, NA VERDADE

Expressam a opinião: EM MINHA OPINIÃO, A MEU VER, PARECE-ME QUE

Opõem, restringem: MAS, NO ENTANTO, APESAR DE, ALIÁS

Reformulam: ISTO É, QUER DIZER, MELHOR DITO, POR OUTRAS PALAVRAS, ALIÁS

Introduzem um exemplo ou tema: QUANTO A, POR EXEMPLO, A RESPEITO DE

Confrontar, comparar: FACE A, ENQUANTO QUE,



Lê o texto a seguir e coloca as seis expressões que aparecem abaixo no espaço ponteado correspondente:


É uma honra ter sido convidada a participar nesta conferência e estar novamente com colegas e amigos portugueses. ......................, gostaria de avisar que as ideias e observações que hoje trago são baseadas principalmente na minha própria experiência e estudos produzidos na América do Norte. ................... estas ideias poderão não se aplicar totalmente aos vossos contextos, com as diferentes tradições que influenciam o vosso trabalho. .................., deixo ao vosso critério a forma como estes  princípios poderão ser aplicados às vossas próprias realidades.

........................, devo acrescentar que a experiência de trabalhar com os nossos colegas profissionais de Educação de Infância, em muitos países, sugere que estes têm muito em comum e que se compreendem muito mais facilmente – .................. ainda melhor – do que compreendem ou são compreendidos pelas entidades oficiais dos seus próprios países. .................., a natureza do nosso trabalho, dos nossos papéis e responsabilidades são determinantes mais poderosos das nossas concepções e crenças, do que dos sistemas nacionais e contextos culturais em que trabalhamos.
Texto modificado. Fonte:http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/ACCM_I_1.htm
"antes de começar"
"assim"
"considero que"
"por outras palavras"
"no entanto"
"talvez"


.......................................................................................................

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