sábado, 25 de outubro de 2014

Escala de proficiência da expressão escrita

EXPRESSÃO ESCRITA


B1
Sou capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Sou capaz de escrever cartas pessoais para descrever experiências e impressões.

    (PRODUÇÃO ESCRITA GERAL)  É capaz de escrever textos coesos e simples acerca de um leque de temas que lhe são familiares, relativos aos seus interesses, ligando uma série de elementos pequenos e discretos para formar uma sequência linear.

    (ESCRITA CRIATIVA) É capaz de escrever descrições simples e pormenorizadas acerca de uma gama de
assuntos que lhe são familiares, dentro das suas áreas de interesse.
É capaz de escrever um relato de experiências, descrevendo sentimentos e reacções,
num texto articulado e simples.
É capaz de escrever a descrição de um acontecimento, de uma viagem recente – real ou
imaginada.
É capaz de narrar uma história.

    (RELATÓRIOS E ENSAIOS/COMPOSIÇÕES) É capaz de escrever ensaios curtos e simples acerca de tópicos do seu interesse.
É capaz, com alguma confiança, de resumir, relatar e de dar a sua opinião sobre informações factuais acumuladas acerca de rotinas familiares e de assuntos não rotineiros dentro da sua área de interesse.
É capaz de escrever, de forma muito breve, relatos em formato-padrão convencional
que transmitam informações factuais rotineiras e fornecer razões para determinadas acções.

   (INTERACÇÃO ESCRITA GERAL)É capaz de dar informações e ideias sobre assuntos abstractos e concretos, verificar as informações e fazer perguntas sobre problemas ou explicá-los com razoável precisão. É capaz de escrever cartas pessoais e notas para fazer um pedido ou transmitir informações
de interesse imediato, fazendo compreender os pontos que considera importantes.


B2
Sou capaz de escrever um texto claro e pormenorizado sobre uma vasta gama de
assuntos relacionados com os meus centros de interesse. Sou capaz de redigir um
texto expositivo ou um relatório, transmitindo informação ou apresentando razões a
favor ou contra um determinado ponto de vista. Consigo escrever cartas evidenciando
o significado que determinados acontecimentos ou experiências têm para mim.

     (PRODUÇÃO ESCRITA GERAL) É capaz de escrever textos pormenorizados, com clareza, acerca de vários assuntos relacionados com os seus interesses, sintetizando e avaliando informações e argumentos recolhidos em diversas fontes.

    (ESCRITA CRIATIVA)É capaz de escrever descrições claras e pormenorizadas de acontecimentos
 e experiências reais ou imaginários, articulando as ideias num texto coeso e coerente e seguindo
convenções estipuladas para o género utilizado.
É capaz de escrever descrições claras e pormenorizadas, com clareza, sobre uma variedade
de assuntos relacionados com as suas áreas de interesse.
É capaz de escrever uma recensão de um filme, de um livro ou de uma peça.

    (RELATÓRIOS E ENSAIOS/COMPOSIÇÕES)É capaz de escrever um ensaio ou um relatório que desenvolva sistematicamente uma argumentação, sublinhando questões significativas e destacando pormenores relevantes.
É capaz de avaliar ideias diferentes ou soluções para um problema.
É capaz de escrever ensaios ou relatórios que desenvolvam uma argumentação, dando
razões a favor ou contra um ponto de vista específico e explicando as vantagens e desvantagens
de várias opiniões.
É capaz de sintetizar informações e argumentos retirados de várias fontes.

   (INTERACÇÃO ESCRITA GERAL)    É capaz de relatar notícias e de exprimir eficazmente pontos de vista por escrito, relacionando-os com os dos outros.


Grelha para a auto-avaliação. (Quadro Comum de Referência – Conselho da Europa)

Sem comentários:

Enviar um comentário