O que é que as pessoas podem começar a fazer já, que possa vir a ajudá-las daqui a cinco anos?" A questão, colocada no site de perguntas e respostas Quora, recebeu centenas de sugestões. Aqui ficam as melhores
1. Faça exercício físico. Se puder, faça-o de manhã, isso vai ajudá-lo de muitas maneiras: Não só adormecerá melhor à noite, como também estará mais alerta durante o dia. Ao fazer fluir o seu sangue, vai ajudá-lo a despertar. A mente fica mais alerta e focada. Alivia o stress.
2. Não diga "faço amanhã" ou "não tenho tempo." O amanhã tende a ser aquele tempo imaginário que nunca chega a acontecer e nas 95%-99% das vezes que dizemos "faço amanhã" ou "não tenho tempo" isso significa, na verdade, "prefiro ser preguiçoso."
3. Não arranje desculpas. Faça as coisas. Se há algo que quer fazer, seja apenas algo que pense ser divertido, uma nova experiência, ou algo em que se possa aperfeiçoar, então faça-o. Isto vai de encontro ao ponto 2. Se arranjar desculpas, então significa que não deseja assim tanto fazer essas coisas.
4. Leia livros. Largue a Internet. Pare de ler artigos inúteis de três parágrafos e leia algo com substância. Ler livros vai ajudá-lo a ampliar o seu vocabulário, vai abrir a sua mente e inspirar o pensamento e criatividade, entre outros benefícios.
5. Certifique-se dos seus rendimentos e economize. E seja duro a poupar. Dentro de 5-10 anos estará muito feliz por tê-lo feito.
6. Não guarde rancor. Não cultive o ódio. É preciso uma grande quantidade de energias para nos zangarmos com os outros, portanto não se preocupe tanto. Ponha tudo para trás das suas costas. E se alguém continuar a inspirar-lhe esses sentimentos, ponha essa pessoa para trás das costas também. É tão simples como isso.
7. Ria e sorria. Sempre. Está a ter um dia mau? Primeiro sorria. Um sorriso grande, de orelha a orelha. Force-o. Está cientificamente comprovado que sorrir, mesmo quando não se sente feliz, ajuda-o a ficar feliz. Procure um vídeo engraçado no Youtube e ria. Sem reservas. Vai ajudar.
8. Pare um pouco. Cheire umas flores. Tenha tempo para si e para relaxar. Recarregue as suas baterias.
9. Seja grato. Às vezes é difícil perceber, no momento, como tudo está bem para si, mas pare para pensar em tudo o que tem, na sua vida. Há sempre quem esteja pior, por isso deve estar agradecido por tudo aquilo que tem. Claro que é bom querer ser melhor e não se limitar a aceitar as coisas como elas estão, mas deve parar, por momentos, para apreciar o quê e quem está ao seu redor.
10. Seja caridoso. Não apenas através do seu dinheiro ou tempo, mas com a pessoa que você é. Ser caridoso não é apenas dar moedas, mas antes ser aquela pessoa que pára o que está a fazer e vai ajudar uma pessoa que precise de ajuda, no meio da rua. É dar gorjeta ao empregado mal humorado, que pode estar a ter um dia mau. Dar oportunidade de trabalho a um jovem que lhe pede insistentemente, mesmo que o seu Currículum não seja perfeito.
11. Seja egoísta. De vez em quando. Pode parecer contraditório, mas às vezes é necessário que ignore os outros e que se afaste um pouco do mundo. Faça aquela viagem com que tanto sonha. Compre aqueles sapatos há tanto desejados. Pode soar a vaidade, mas se não cultivar uma mente e um corpo saudáveis, como pode ajudar outros a fazê-lo?
12. Guarde o telemóvel quando estiver com amigos ou familiares. Aproveite o seu tempo com eles. Tem todo o tempo do mundo para a tecnologia, mas não vai ter sempre todo o tempo com os seus entes queridos.
13. Não seja tímido. Converse com as pessoas. Não tenha medo de iniciar uma conversa com estranhos. Qual é a pior coisa que pode acontecer? Ignorarem-no? Serem rudes? Nesse caso, não vai precisar de voltar a falar com eles. Não só vai ajudá-lo perder o medo da rejeição, como também o vai ajudar a ler as pessoas, a ser mais gentil e, quem sabe, encontrar grandes pessoas.
14. Saiba ouvir. Quando alguém estiver a falar consigo, ouça. Não se limite a pensar naquilo que vai responder, ouça mesmo o que lhe estão a dizer. Depois de ouvir, tem tempo de pensar no que quer dizer em seguida.
15. Seja você mesmo. Não tenha medo de ser quem é e não se preocupe com as opiniões das outras pessoas a seu respeito. Aproveite a vida e a si mesmo. Se as pessoas não gostarem de si pelo que é, não precisa dessas pessoas na sua vida. Porém, se todas as pessoas que encontram o criticam de alguma maneira, faça uma reavaliação do seu caráter.
16. Viaje. Sempre que possível. É uma das melhores coisas que se pode fazer. Pode abrir-lhe as portas para coisas que nunca poderá experienciar no seu pequeno cantinho do mundo. Conhecerá novos estilos de vida e culturas, verá a natureza com outros olhos e poderá constatar o desiquilíbrio de poder e riqueza que há no mundo. Viajar convida à introspecão e fá-lo viver experinências inesquecíveis.
17. Tenha uma mente aberta. Aceite que você não pode saber tudo nem nunca saberá.
18. Ame. Não tenha medo de deixar os outros entrar na sua vida. Ame de modo incondicional. Se o magoarem, o seu coração vai curar-se e aprender. Mas não deixe que o seu coração se feche. E não permita o os outros o pisem por amar as pessoas de modo tão aberto. Se alguém o trata mal, afaste-se, mesmo que nutra um grande amor por essa pessoa.
19. Faça perguntas e seja curioso. O "porquê" é uma das palavras mais poderosas do ser humano. Pode abrir muitas portas e trazer muito conhecimento. Da próxima vez que alguém lhe disser alguma coisa, em vez de aceitar, pergunte o porquê. Vá ao fundo das questões. Saiba.
20. Siga as suas paixões e os seus sonhos. Faça o que quer e o que gosta. Não se acomode. Pelo trabalho, pelo cônguge, por nada. Se acreditar que é capaz de muito mais, então vá em frente, sem se esquecer de manter pelo menos um dos pés assentes na terra, para não deitar a perder tudo o que já possa ter conseguido.
21. Seja criança. Ser criança é abrir os braços com uma ignorância feliz, conseguir viajar para onde quer que vá, olhar para as coisas com uma curiosidade inigualável a qualquer adulto. É ter a capacidade de ver as coisas de uma forma criativa e deixar voar a imaginação. É estar num táxi e não estar apenas numa confusão de tráfego, a caminho do trabalho - estar numa batalha de vilões, numa missão para salvar o mundo. Não julgar. Não assumir. Simplesmente aceitar. Perguntar porquê por querer mesmo entender. A criança é muitas vezes egoísta, mas ao mesmo tempo dá de si de um modo surpreendente, por não gostar de ver os outros tristes. Sorri muitas vezes, porque não há muitas mais maneiras de se sentir assim tão bem. Cada novo dia é algo excitante. Agindo assim, conseguirá ser a melhor versão de si mesmo.
Agora tu com essa informaçao, vais dar conselhos a um grupo de pessoas.... Com cada um desses 21 itens elabora frases do tipo:
"SE fizerem mais exercício físico......"
Sem comentários:
Enviar um comentário