quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Uma postagem de um blogue ao acaso

Diário do Bem-Estar

Thursday, 19 January 2012, 20:56 | Tags: , , , , , , , , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 

Escrever quando me sinto inspirado. Isso causa-me um bem-estar  incrível. Não sei dizer se é de alívio ou de prazer, porque a inspiração na verdade começa com uma ideia insistente sobre algo. Os pensamentos vão juntando-se em torno dela, e o texto vai formando-se aos poucos na minha cabeça. Só que, insatisfeito, ele quer transformar-se  em algo maior, pular da cabeça para o papel. Enquanto isso não acontece, sinto-me incomodado, perseguido pela ideia que, incialmente, parecia uma criação minha e, a partir de um instante que não consigo precisar, ganha vida própria e começa a exercer certa influência sobre mim. Em resumo, o processo todo tem momentos que não considero de bem-estar, mas quando vejo o texto estruturado, pronto para ser publicado, qualquer desconforto fica para trás.
Adoro ver filmes, especialmente, no cinema. E hoje foi muito prazenteiro ver o último episódio da série Harry Potter com os meus filhos. E mais prazenteiro ainda devorar o suculento, gorduroso e calórico cheeseburger salada do Chico Hambúrguer, acompanhado de uma caneca de chope (ptg: fino, imperial) gelado. Mas quando demos uma parada para visitar o meu sogro no hospital, fiquei dividido entre o bem-estar de estar ali presente, com os meus filhos, para ele, nesse momento de transição, mas também muito triste por sentir que, talvez, este seja o nosso último encontro. Saí de lá com os olhos molhados a pensar nisso e com vontade de voltar mais uma vez a visitá-lo antes da nossa viagem para os Estados Unidos.(16/07/2011)

Texto modificado. Página do blogue

Tarefa criação de um blogue pessoal

Postar um blogue no Sapo

O que se pode fazer com um blogue?

Em que consiste?

Diario semanal privado que é público?






Março dedicado a bloguear. Pode continuar a escrita dos temas propostos vários post depois.

1.º Comece por falar de uma recordação da sua infância...

2.º Acredita no zodíaco? Pesquise nas características do seu.

3.º Quais as redes sociais que conhece?

     Quais julga serem as vantagens e os inconvenientes de cada uma?

Comece sempre pelo mais imediato: "Acabei de chegar a casa todo molhado..."


Objetivo: >>>>>>> escrever durante dois meses (pelo menos) um blogue pessoal.




Doenças vulgares. Texto para preencher


No seguinte texto preencha com palavras ou  com as letras que faltam.

A azia é apenas um sin........:

A Dispepsia, uma doença da m... digestão

Patrícia Cracel

Dores de est.........., desconforto, náuseas e enfartamento são sintomas comuns a grande parte da po.,......... . Se é fre........... ter estas queixas, pro­vavelmente sofre ......  dispepsia. «A dispepsia é muito fre.......... na po............ ocidental. Nalguns estudos mostra-se que é a principal queixa que leva as pessoas ao médico», afirma o Dr. Miguel Raimundo, gastrenterologista no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.


O que é a dispepsia?

O g........................ esclarece o que é afinal esta doença: «O termo é algo geral em termos de sin........ Ou seja, dispepsia vem do grego, quer dizer má digestão e é ......... síndrome que engloba vários tipos de quei­xas. As mais sugestivas são a chamada dor abdominal, a dor epigástrica – na z........ que as pessoas referem como sendo a do est........ –, as náuseas e o abdómen distendido.»

En....., uma série de perturbações digestivas que originam a sensação de descon.......... ou mal-estar no doente. Mas estas são as sensações ditas «normais» num doente que sofra .... dispepsia, podendo, no entanto, haver outra sintomatologia.

«Existem depois algumas manifestações atípicas, que são englobadas no termo dispepsia. Desde as pessoas que sentem saciedade precoce, que t...... um enfartamento fácil, isto é, di..... que comem pouca quantidade e ficam logo enfartadas; até .... pessoas que sentem ardor ou sensação de queimadura no est........., ou seja, aquilo a que chamam a........», evidencia Miguel R.

Quem sofre .... dispepsia pensa que é algo vulgar e, por isso, poucas vezes recorre ao médico. D..... a dificuldade no trabalho dos especialistas.

Conforme explica o g........................., «o problema da dispepsia é que nem sempre é fácil avaliar a sua frequência, porque as pessoas não vão .... médico e andam durante anos, a automedi­car-se, por exemplo, com antiácidos, o que é perigoso». De f........, os doentes acabam por atenuar as dores através do recurso a medicamentos, mas p............ a dispepsia.


«Com a automedicação vão muitas vezes esconder e agravar a situação clínica», alerta Miguel R., acrescentando que, «por detrás desta situação, está uma úlcera ou um tumor gástrico ou do esófago. Ou seja, como regra, as queixas dispépticas fre...... devem ser sempre avaliadas pelo médico».

Também a obesidade pode ser indutora dos s........... da doença, factor decorrente desta alimentação deficiente que se pratica nas sociedades ocidentais.

«Muitas destas queixas, nomeadamente a dispepsia associada a refluxo, t.... muito a ver com o excesso de peso. Quando as pessoas emagrecem muitas vezes as quei­xas dispépticas passam», explica Miguel R., quem deixa .... alerta para os malefícios de alguns dos vícios da nossa população: «O exagero do café, do ál....... e de alguns medicamentos, nomeadamente os anti-inflamatórios, são todos eles há­bi­tos que conduzem, com fre........., ..... dis­pepsia.» Juntam-se a estes indutores da doença o tabaco e o sedentarismo da população.

«Actualmente, os dados apontam para que a e.............. maioria das pessoas, durante a sua vida, tenha queixas dispépticas. E, provavelmente, um terço da po............, no seu dia-a-dia, tem quei­xas dispépticas», números importantes deixados pelo nosso interlocutor, quem sublinha, ainda, que esta é uma doença que a......... quase todas as idades.



Confere depois aqui: carregar